loader
Blog

Trilha Afetiva Pedagógica

Diferentemente de um mapa, que apresenta rotas definidas a seguir, o percurso de uma trilha pode revelar o caminho real, construído passo a passo, incluindo desvios e ou possíveis retornos necessários.

Esta trilha surge a partir dos relatos e das trocas entre os arte-educadores, com base nos trabalhos já realizados em seus territórios de atuação, assim, seu conteúdo inclui uma perspectiva investigativa e contextualizada da realidade, que busca compreender como as pessoas interagem com a proposta do projeto Em-Baixa- Dores do Riso. Você também pode construir um percurso junto ao seu território de atuação refletindo sobre as dimensões da trilha aqui apresentadas, e assim, ajudar a pensar sobre os desafios do caminho.

Nossa Trilha Afetiva Pedagógica foi inspirada no conceito de "sentipensar" de Fals Borda, que propõe uma reflexão profunda sobre as manifestações sociais, políticas e culturais de cada território. Ao integrar arte, cultura e educação, buscamos construir vínculos afetivos e responsivos, utilizando a palhaçaria, a imaginação e o brincar como ferramentas de transformação. A Trilha abrange 5 dimensões: escuta, território, corpo, sonho e circo.

A sistematização do material contou com o apoio de Luciana Lisboa, que também é arte-pedagoga e desenvolve pesquisas acadêmicas sobre palhaçaria e educação.

Memorável
Entre Pontes e Muros
Serenatas Sem Fronteiras
Jogo como Ferramenta Pedagógica
Apostila do Coração