O projeto abordou três principais aspectos da organização:
Reestruturação Administrativa
Treinamento para orientação pedagógica
Projeto Absurdas Convivências
Originalmente planejado para o formato presencial, este projeto destinava-se a abordar a situação das pessoas que viviam em Altamira no Pará, que foram forçadas a deslocar-se devido à construção da barragem de Belo Monte. No entanto, quando a pandemia nos atingiu, o projeto teve de ser alterado devido a restrições de viagem. Por outro lado, a pandemia também significou novas dificuldades para as pessoas em todo o mundo, incluindo o estresse e a ansiedade relacionados com as restrições de convivência, desemprego e crise. Assim, trazer risos e alívio no meio de tudo isto, tornou-se o novo foco deste projeto.
Ao longo de 2020, focamos no desenvolvimento da estrutura organizacional e de gestão, através da qual foi gerado o planejamento estratégico para os próximos 3 anos, além do aprimoramento de nossas metodologias pedagógicas.
Foram implementadas sessões digitais para capacitar artistas no Brasil com uma pedagogia desenvolvida pelos Palhaços Sem Fronteiras Suécia. Como forma de multiplicação de conhecimentos e aplicação prática, os artistas formados inicialmente foram mentores de outros artistas e atores sociais de sete estados diferentes do Brasil. O projeto resultou na formação de 168 artistas e atores sociais na metodologia Liderando Através do Riso e Jogos. Identificamos que os artistas que participaram na formação pedagógica têm uma nova inspiração e forma de pensar quando se trata de trabalhar com saúde psicossocial.
Em conjunto com os Palhaços Sem Fronteiras Suécia contribuímos para a saúde psicossocial e o bem-estar das pessoas no território brasileiro através do desenvolvimento da série “Absurdas Convivências - Desvendando as competências socioemocionais”, composta por 07 vídeos que abordam, do ponto de vista da palhaçaria: trabalho em equipe, gerenciamento das próprias emoções, comunicação, identificação das normas sociais, identificação e resolução de problemas, compromisso social, autoconfiança e identificação das emoções.