O dia 2 de abril foi instituído pela ONU em 2008 como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. De acordo com dados do CDC (Center of Deseases Control and Prevention), organização dos Estados Unidos, existe hoje um caso de autismo a cada 110 pessoas. A estimativa é que o Brasil possua cerca de 2 milhões de autistas.
Para além de ajuda especializada, existem diversas maneiras eficazes para ajudar o desenvolvimento de alguém com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Uma delas são os livros e a contação de histórias, que despertam a curiosidade, a imaginação e ajuda a entender melhor o autismo.
Confira a nossa lista com 5 livros para você ler com as crianças:
1 – Meu amigo faz iiiii’
Da escritora Andrea Werner, o livro “Meu amigo faz iiiii” conta a história de duas coleguinhas de escola. No conto, Bia percebe que Nil tem alguns comportamentos diferentes dos mais comuns. Por isso, Bia começa a acompanhar os movimentos de Nil para tentar compreendê-la.
Uma curiosidade sobre o livro é que a autora não utiliza a palavra autismo. Porque o fato de ser ou não autista, não importa para que as crianças brinquem, aprendam e se divirtam.
2 – Humor Azul: O Lado Engraçado do Autismo
Escrito pelo cartunista Rodrigo Tramonte, que também tem o TEA, o livro ‘Humor Azul: o Lado Engraçado do Autismo’ traz muitas cores e muita alegria. A obra apresenta a história de Zé Azul e de seus companheiros através de quadrinhos, ou seja, eles passam pelas mais diversas situações cotidianas.
O livro traz a mensagem de que pessoas com o autismo são muito mais parecidas com quem não tem autismo do que se pensa. É um livro acolhedor e de importantes ensinamentos.
3 – Cadê a criança que estava aqui?
O livro de Tânia Dourado foi publicado em 1998. Ele é considerado um dos primeiros livros da literatura infantil mundial a trazer o espectro de um personagem com autismo. As páginas trazem a história de Pablo, uma criança com TEA que cresce rodeada de muito afeto, amor e carinho. A obra também mostra como todas as pessoas fazem parte deste mundo e contribuem para ele.
Independente das diferenças, todas as crianças estão aqui para ajudar a tornar o nosso mundo mais, carinhoso, colorido e melhor.
4 – Autistas podem voar?
Nossa quarta indicação é o livro ‘Autistas podem voar?’, de Maria Luísa Nogueira. Elaborado para pessoas com e sem TEA, a obra segue uma perspectiva anticapacitista.
O livro esclarece sobre mitos e verdades, além de tentar mostrar que existem crianças com autismo em diferentes territórios e que toda essa bagagem cultural e social também deve ser sempre lembrada. A mensagem mais importante da obra é lembrar que o autismo traz desafios, mas também traz muitas alegrias e muito aprendizado.
5 – Um livro diferente
O livro de Anita Brito traz, em 28 páginas, a importância da inclusão desde os primeiros anos escolares. A cada rima, a historinha ajuda a criança a entender que todos somos diferentes. Além de ser voltado para as crianças, o material traz um conteúdo de apoio aos parte de apoio aos pais e educadores.
É um livro que traz conscientização a todos sobre a importância da inclusão. Lembrando as crianças de que ser diferente é normal.
Comentários
Sem comentários