loader
  • Publicado em 7 de dezembro de 2023
  • por: admin
  • Comentários: 0

Hacer, Reír, Crear. Futuro. (Líbano)

O projeto Hacer Reír, Crear Futuro foi idealizado pelos Payasos Sin Fronteras España e a Unidad de Trauma, Crisis y Conflictos (UTCCB), da Facultade de Psicologia da Universidade Autónoma de Barcelona, em 2017. Este ano, os Palhaços Sem Fronteiras Brasil foram convidados para colaborar em duas edições, nos meses de maio e outubro uma equipe intercultural de artistas do Brasil e da Espanha, estiveram no Vale do Bekaa, no Líbano.

O objetivo do projeto é oferecer apoio emocional às crianças afetadas por transtorno de estresse pós-traumático, causado pela guerra na Síria, bem como contribuir para o fortalecimento das crianças sírias refugiadas no Líbano.

No Líbano, uma a cada três pessoas estão em situação de refúgio. Estima-se que 50% das crianças refugiadas sírias sofrem de transtorno de estresse pós-traumático, uma ferida psicológica que impede o desenvolvimento pessoal, social e, acima de tudo, cognitivo. Ansiedade, depressão, pesadelos, agressividade, flashbacks, entre outros sintomas, colocam em risco o futuro de milhares de crianças refugiadas. A pesquisa que Payasos Sin Fronteras España realizou com a Universidade Autónoma de Barcelona mostrou que as performances de nossos artistas voluntários melhoram o humor das crianças e reduzem seus sintomas de estresse. Também mostrou que as duas terapias combinadas:” palhaçaria e Teaching Recovery Techniques (TRT’s) proporcionam ainda mais benefícios emocionais.

“Viajar o mundo para palhacear é algo bem único. O riso é, ao mesmo tempo, tão comum e tão particular, como se habitasse, ao mesmo tempo a realidade palpável e uma espécie de malha fluida, que nos liga a todes, sem mesmo entendermos o porquê. Só sei que o riso salva, e no olhar cheio de vida e inocência de uma criança encantada, tenho a certeza de que a humanidade vale a pena, ainda que diariamente tentem nos desenganar disso.” – depoimento de Ana Pessoa, artista participante do projeto em maio de 2022.

Compartilhe na Sua Rede:

Comentários

Sem comentários

Deixe um comentário