loader
  • Publicado em 6 de dezembro de 2023
  • por: admin
  • Comentários: 0

Germinando Paz e Arte

O projeto, que conta com diversas oficinas e apresentações em uma mesma escola, busca o encantamento e emancipação da comunidade escolar atendida para estimular a criação de espaços seguros para o diálogo e movimentos culturais e artísticos. Durante as ações, os artistas facilitadores do projeto puderam, junto à comunidade escolar, apresentar e desenvolver a arte na escola, de forma que os alunos tivessem espaço para expressão de suas capacidades estéticas e artísticas, assim como serem apresentados a e desenvolver a cultura de paz na escola, de maneira que os professores tenham mais ferramentas para iniciar o tratamento de conflitos e o desenvolvimento da escuta e do diálogo.

O projeto contou com um evento de culminância ao final, que reuniu e celebrou junto da comunidade adjacente à escola as habilidades artísticas desenvolvidas por este projeto, e também com a presença de outras expressões artísticas como: a banda da escola, o grafite (@camocriativa) e a contação de histórias (@castelodehistorias), convidando a comunidade a um movimento de cuidado e preservação da praça e das áreas adjacentes.

A proposta artístico-pedagógica contou com a sensibilização inicial através do número circense Acerte, que trata da questão relacional entre violência e paz, com roda de conversa ao final. Após esse primeiro contato foram realizadas 06 oficinas: circo; círculo de diálogo; bonecos para teatro de fantoches; moda, identidade e autocuidado; maquiagem; grafite. A proposta dos círculos de diálogos é evidenciar o potencial do diálogo autêntico na criação de espaços seguros e no desenvolvimento de uma comunicação não-violenta no ambiente escolar.

Para mim fica muito claro a questão do acalmar dos alunos. Depois das ações do Projeto Universidade em Ação (PUA) houve uma calmaria, vamos dizer assim, em relação aos meninos e em relação ao dia a dia na escola. Naquele dia na praça foi maravilhoso, eu só escutei coisas boas, inclusive depoimentos dos alunos dizendo que foi o melhor dia que já tiveram na vida(…). Foi um momento de muito, muito prazer, muita diversão, muita alegria e muita liberdade para eles.” – Sandra Moraes Tavares, Diretora da escola Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental João Monteiro da Franca.

Compartilhe na Sua Rede:

Comentários

Sem comentários

Deixe um comentário