O projeto realizou ações artísticas e socioculturais em quatro municípios da Baixada Fluminense, região metropolitana do estado do Rio de Janeiro, foram eles: Duque de Caxias, Itaguaí e Japeri. A região sofre com estigmas de precariedade e altos índices de violência e de desigualdade social, esta última exponenciada durante a pandemia de Covid-19. Houve circulação de 16 espetáculos circenses e realização de 2 oficinas Trilhas para pedagogia afetiva. Os 16 espetáculos foram realizados em escolas da rede pública municipal, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) das referidas cidades, sedes de grupos e/ou coletivos culturais articulados com a comunidade local e sedes de ONG’s e centros de cultura locais, e tiveram por objetivo contribuir para a saúde mental, regeneração afetiva e melhoria da autoestima de crianças e jovens desta região.
A organização foi a ponte para que artistas da Baixada Fluminense atuassem em áreas vulneráveis de seu território, onde sempre quiseram atuar, com suporte financeiro que permitiu que a logística se realizasse e que eles pudessem se dedicar ao projeto, pois estavam sendo pagos por seu trabalho profissional. Esse projeto foi executado como parte da programação de projetos da Jornada de Embaixadores PSFB 2022.
“O projeto tanto atendeu às expectativas em relação ao que foi proposto nas ações, quanto em relação ao alinhamento de missão e valores da organização, em beneficiar principalmente as crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade, e também de beneficiar os artistas profissionais da região, contribuindo para a formação de novos artistas, estes últimos através das oficinas.” – Melina Marchetti, coordenadora do projeto.
Comentários
Sem comentários